Psicólogos e especialistas dizem que você precisa conhecer seus limites e saber quando ficar off.
Na internet, na mídia atualmente existem muitas notícias pesadas. Psicólogos e especialistas dizem que você precisa conhecer seus limites – e saber quando ficar off.
Percorrer as redes sociais pode parecer um pesadelo hoje em dia. Você está lendo sobre os horrores da guerra Israel-Hamas e depois está lendo sobre os horrores da guerra entre a Ucrânia e a Rússia . Você está aprendendo sobre as últimas notícias climáticas devastadoras . A democracia está ameaçada na América . Pode parecer que tudo está desmoronando.
É claro que isso pode ter um efeito significativo na sua saúde mental. Você começa a se sentir sobrecarregado. Você não está apenas lidando com o estresse normal da vida diária – seu trabalho, suas finanças, seus relacionamentos pessoais – mas agora está pensando nos problemas mais sérios que o mundo está enfrentando. Algoritmos de mídia social tendem a elevar o conteúdo mais controverso, então esses feeds estão mostrando coisas que irão provocar uma resposta visceral – eles estão colocando a ruína na rolagem do apocalipse.
Segundo especialistas em psicologia, isso se tornou um problema sério. As pessoas estão ingerindo muitas notícias negativas, e isso não as afeta apenas pessoalmente, mas também a sociedade em geral. As pessoas conseguem lidar com algumas más notícias, mas e se forem muitas más notícias? E se muitas pessoas estiverem fazendo isso enquanto tentam funcionar juntas no mundo?
Matthew Price, professor de ciências psicológicas na Universidade de Vermont, diz que o estresse é cumulativo. Uma coisa começa a te estressar, depois vem outra coisa, e depois mais uma coisa. De repente, você está em uma espiral. Ele diz que o estresse pode continuar ao longo do dia, mesmo quando você para de se alimentar de más notícias nas redes sociais.
“Alguns dos trabalhos que fizemos mostraram que isso definitivamente aumenta o seu estresse no momento. Isso pode aumentar o estresse durante o resto do dia”, diz Price. “Quando você rola o apocalipse, fica muito mais fácil atingir seu limite do que eu acho que seria se não estivesse fazendo isso.”
Price diz que ingerir muitas notícias negativas pode causar ansiedade e depressão, pelo menos por algum período de tempo, mas é especialmente provável que “exacerba” a ansiedade, a depressão e o TEPT em pessoas que têm histórico de vivenciar essas condições. Ele diz que as pessoas muitas vezes rolam o apocalipse porque há algo ruim acontecendo e querem encontrar uma maneira de resolver o problema sobre o qual estão lendo.
“Quando estamos rolando o apocalipse, estamos procurando uma solução para o problema. Leia mais algumas postagens. Leia mais alguns artigos. Se eu conseguir mais informações, talvez eu entenda o problema”, diz Price, descrevendo o ciclo de destruição.
Isso não afeta apenas os indivíduos. Quando muitas pessoas estão vivenciando o estresse das notícias do mundo ao mesmo tempo, isso pode torná-las mais propensas a “atacar umas às outras”, diz Price. Podemos não perceber, mas o motivo pelo qual aquele cara foi rude com você na cafeteria pode ser porque ele leu muitos artigos de notícias assustadores.
“Quando você tem várias pessoas passando por dificuldades, elas terão mais dificuldade em se comunicar”, diz Bethany Teachman, professora de psicologia na Universidade da Virgínia. “Temos que pensar nestas coisas de uma perspectiva sistémica ou não seremos muito eficazes a fazer mudanças.”
Teachman diz que a rolagem do apocalipse pode “distorcer nossa percepção do que está acontecendo”. Você começa a pensar que tudo e todos são piores, mas é bem possível que pouco disso esteja realmente afetando você pessoalmente. Talvez notícias terríveis de todo o mundo não mudassem a sua vida diária, a menos que você estivesse lendo sobre isso, e é importante reconhecer quando é hora de fazer logoff.
“Precisamos nos manter informados, mas quando deixamos de ser informados e nos sentimos sobrecarregados e muitas vezes paralisados e como se estivéssemos sob ameaça constante, isso claramente passa para um lugar negativo”, diz Teachman. “Acho que parte do que está acontecendo é que a maioria das notícias tende a ser negativa, então isso nos dá a sensação de que estamos em constante estado de perigo e que somos vulneráveis e que o mundo é um lugar muito perigoso.”
Em termos de soluções, Teachman diz que as pessoas precisam de limitar a sua exposição às redes sociais e às notícias para manterem as suas vidas equilibradas. Não há problema em ler algumas notícias para se manter informado e verificar o que as pessoas estão dizendo online, mas pode ser prejudicial se você exagerar. Depois de ler o suficiente para saber o que está acontecendo, pense em outras coisas que você gosta de fazer e que ajudam a manter sua saúde mental, diz ela.
“Não se trata de ‘isso é uma coisa ruim e isso é uma coisa boa’. É sobre como você se envolve com isso e como isso se encaixa no resto do que está acontecendo em sua vida”, diz Teachman. “Como você está vivendo o resto da sua vida e quais são os impactos nisso?”
Se você está se sentindo sobrecarregado com as notícias, Teachman diz que é importante considerar quais são seus valores e como você pode agir de acordo com esses valores em sua vida diária. Pense em quem você deseja ser e no que deseja realizar. Isso pode focar sua mente quando você se sentir sobrecarregado.
Se você não está se sentindo quem deseja ser agora, diz ela, pense em pequenas coisas que você pode fazer para se aproximar de se tornar essa pessoa. Pense nas coisas que você pode fazer para se aproximar desse objetivo, para que seja mais capaz de lidar com o estresse e se sentir mentalmente bem, e nas coisas que você pode fazer para ajudar a resolver os problemas que o preocupam.
“Dê um passo atrás em suas redes sociais. Dê um passo para trás em seu telefone. Afaste-se dos estressores, a menos que aquilo que é estressante vá prejudicá-lo iminentemente”, diz Price. “E seja mais local.”
Price diz que agir localmente em questões que o preocupam pode ajudá-lo a manter sua saúde mental, porque, caso contrário, as coisas podem parecer muito distantes e difíceis de resolver. Talvez você não consiga acabar com uma guerra, mas talvez possa ajudar algumas pessoas em sua comunidade ou fazer com que sua comunidade faça algo que ajude um problema maior.
As pessoas estão sobrecarregadas. Eles estão cansados. Às vezes você quer apenas se enrolar como uma bola e puxar o edredom sobre a cabeça. Teachman diz que essa é a pior coisa que você pode fazer pela sua saúde mental. É importante se conectar com as pessoas para manter sua saúde mental, diz ela, e às vezes você pode se conectar com as pessoas e ao mesmo tempo ser parte da solução para um problema.